Fala meu povo, tudo bem com vocês?! O texto de hoje tem como
objetivo diferenciar Social Network de Social Media ou vice-versa. Muito se fala sobre o tema,
mas a galera ainda se enrola pra diferenciar uma da outra ou pra que finalidade
elas servem. Como atividade da
disciplina de Tecnologias em Comunicação, do curso de Publicidade e Propaganda que eu lindamente estou cursando, desenvolvi esse texto para esclarecer
como separar a clara da gema. Leeeeeeet’s go!
Na social network ou rede social, o objetivo é aproximar pessoas, criar
relacionamentos, compartilhar assuntos em comum, ideias e informações. Uma social network não precisa de um
dispositivo para existir, pois a praticamos no modo off-line também. Mas
Rodrigo, como assim? Simples, você não sai com os amigos mais chegados,
conversam sobre aquele filme da semana passada, paqueram e se relacionam?
Então, essa é sua social network da vida real.
Participando de sites como Facebook, Google Plus, Orkut, Twitter ,
Instagram, Vine, Cinemagram, etc, você está montando sua social network virtual, encontrando e
mantendo contato com pessoas que estão distantes fisicamente, mas também com
amigos, familiares e desconhecidos próximos.
Mas então, como definimos a social network? É um lugar onde
a pessoa se relaciona diretamente com uma ou mais pessoas, formando grupos de
interesses pessoais ou não, que, juntos, formam a social network.
Ela, por sua vez, é uma ferramenta da social media ou mídia social, assim
como a publicidade é uma ferramenta do marketing. Social media está relacionada
ao compartilhamento de informações e conteúdos, é onde o indivíduo publica suas
ideias, produz conteúdos, sem gerar relacionamento direto com nenhum outro ser específico. Temos
como exemplo claro: este blog.
Portanto, social network é um meio que a sociedade pratica
há muito tempo, como vimos, no real e agora no virtual. Social media é o meio
em que esse conceito é concebido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário