Marcelina adora pesquisar sobre comida na internet, sempre
que não está comendo, está vasculhando a rede em busca de novas receitas,
pratos exóticos e novidades culinárias. Tá certo que ela está imensa de gorda,
mas isso não vem ao caso. Pois bem, a Marcelina está lá conferindo suas tão saborosas
receitinhas na internet. Mas aí ela se cansa e a fome como de costume aparece,
então pra se distrair e não se entupir de comida e ganhar mais alguns quilos na
balança, Marcelina vai matar o tempo no Facebook para ver o que seus amigos
andam comendo (já que fotografar a refeição hoje em dia é um hábito de inclusão
na internet. Sabe aquele ditado que você é o que você come? Pois bem, Marcelina
só fotografa lasanha, costelão com batatas e cenouras e jamais um ovo frito,
pois quem em sã consciência quer ser um ovo frito na rede social?) e quando ela
percebe um pequeno anúncio num canto qualquer da tela, vê que na churrascaria pertinho de sua casa,
está tendo uma promoção de costelão assado com batatas (e cenouras!)... Vejam só que
COINCIDÊNCIA não é mesmo?
Quem nunca se viu pensando sobre como aquele anúncio,
daquele produto, está exibido na sua tela sendo justamente algo de seu
interesse? Gente, não é mágica, é tecnologia e isso se chama Rede de Display da
Google.
Mas cara, como assim? Simples: eles (a Google) através de
suas ferramentas (seus sites podemos assim definir), como o Google Plus, You
Tube, e a própria rede de busca, relacionam os assuntos de que você mais
pesquisa e tem interesse, e os transformam em anúncios pipocando pela tela nos
momentos em que você tem mais interesse em adquiri-los. Claro que isso não é
for free, os anunciantes pagam pelo serviço.
Vejam o caso da Marcelina como exemplo. Ela ama comer, disso
a gente já sabe e a balança também, mas os tópicos de pesquisa frequentes de
Marcelina no Google e em suas ferramentas são sempre comida (gente, até a Google já sabe da imensidão da Marcelina). Com essas
informações que ela lança na rede, os anunciantes, através da Google, borrifam
anúncios de produtos culinários e comidas na tela de Marcelina fazendo-a ficar
ainda mais gorda. Sacaram? A questão aqui nem é o peso e nem a quantia de
comida que Marcelina consome, mas sim como os anúncios de seu interesse
aparecem na tela de seu computador como mágica.
Eu por exemplo adoro cinema e livros, com isso, a Google
sabe que se, me mostrar aquele livrinho que eu já pesquisei algumas horas atrás
entrar num anuncio no cantinho da minha tela, eu vou MORRER de vontade de
compra-lo e aí já era meu amigo, é só esperar os correios baterem na porta e
começar a leitura. E claro, aguardar a fatura do cartão.
E você, o que já comprou hoje?
Nenhum comentário:
Postar um comentário